Quais os benefícios do coworking para o seu negócio



beneficios-Coworking

Tanto os profissionais que atuam por meio do trabalho remoto, quanto os empreendedores que estão iniciando um determinado negócio, necessitam de um bom local de trabalho.

São em momentos como esse que o coworking demonstra ser uma iniciativa muito interessante. Mas afinal, o significa exatamente esse termo?


Publicidade

Pois então, na prática, o coworking consiste em um lugar que oferece a estrutura necessária para que outras pessoas e empresas se juntem a eles e trabalhem em seus respectivos negócios.

Estes ambientes podem ter objetivos comerciais ou não, e possuem toda a estrutura que um escritório tradicional possui, porém compartilhada por todos os integrantes que estão no local.

Sendo assim, caso você gerencie um pequeno negócio ou atue como um freelancer é possível usar um Coworking como o seu escritório. Inclusive, é possível contratar um plano baseado em horas de uso ou, se considerar mais conveniente, obter um plano fixo mensal.

No espaço de coworking você vai ter à disposição toda a estrutura que um escritório comum possui. Além disso, vai ter ao lado outros profissionais de diversas áreas para trocar experiências e, se possível, aumentar a sua rede de contatos.

O lugar para o freelancer chamar de seu

Quem atua como um freelancer geralmente ouve muito falar no modo Home Office de trabalho. O nome já diz tudo, Home Office, que é o “escritório em casa” é a realidade de muitos publicitários, jornalistas, blogueiros e designers no mundo todo.

No entanto, apenas porque tem a palavra “casa” no termo não significa que o freelancer tenha que trabalhar exclusivamente no conforto do seu lar. A internet de hoje permite que o espaço de trabalho possa ser uma biblioteca, por exemplo.


Publicidade

Porém, o freelancer também tem a opção de usufruir de um espaço de coworking. Essa alternativa é muito interessante por transmitir mais profissionalismo ao negócio e também contribui para o networking.

Imagine, nesse caso, quem gerencia um blog profissional. O blog até pode ser completo, ser feito em WordPress e ainda contar com uma boa hospedagem de site.

Por falar em profissionalismo, não se esqueça também que ter um domínio registrado é importante para transmitir mais credibilidade ao seu projeto.

Clique aqui para registrar o seu.

Independente do segmento, ter um site com um nome de domínio torna o seu canal único e exclusivo. A dica é sempre optar por nomes fáceis, curtos e memoráveis.

Benefícios de trabalhar em um coworking

Trabalhar em casa pode se tornar ainda melhor se o seu ambiente de trabalho for adequado. E um coworking pode refletir todas essas facilidades.


Publicidade

Por esse motivo, veja a seguir algumas vantagens que um coworking oferece para os seus negócios.

1 – Redução de custos

Alugar uma sala, ter contas fixas mensais, investir em equipamento e mobília são alguns dos custos que podem ser eliminados em um coworking.

Ao colocar tudo na “ponta do lápis” você verá que a economia é grande em termos de custos. E o melhor de tudo é que você pode mudar de local de trabalho sempre que precisar ou achar mais conveniente.

2 – Mais concentração

Trabalhar em casa tem os seus benefícios, mas também tem os seus contratempos. Há mais distrações, ruídos no trânsito, conversas de vizinhos e outras interferências cotidianas.

Em um espaço de coworking a situação é diferente. Você fica em um ambiente com excelente estrutura, propício para render ao máximo na administração do seu negócio.

3 – Mais interação

Ter contatos sempre foi requisito para o êxito de qualquer profissional. Pensando nisso, em um espaço de coworking você pode conhecer profissionais da sua e até de outras áreas.

Graças a esse tipo de interação o trabalho remoto não se torna uma atividade tão solitária. Com isso você terá a possibilidade de trocar experiências, ampliar a sua rede de contatos e até mesmo consolidar novas parcerias.

4 – A sua empresa na era do coworking

Já vimos como o coworking pode ajudar os profissionais de várias formas. Mas e quem tem uma agência de publicidade, um e-commerce, ou uma startup, ou um negócio que envolve o trabalho de uma ou mais pessoas?

O coworking também “cai como uma luva” para esses tipos de negócios. Assim como para profissionais independentes, um coworking também oferece  benefícios para empresas maiores.

5 – Flexibilidade

Os espaços de coworking oferecem flexibilidade financeira. É possível optar pelos prazos de aluguel mais convenientes para o seu negócio.

No caso das startups em expansão, por exemplo, isso é vantagem, pois elas podem contratar mais colaboradores de acordo com o crescimento do negócio. Isso sem ter custos exorbitantes com locação de novos espaços.

6 – Networking

Ferramentas de compartilhamento de arquivos em nuvem, como o Dropbox, por exemplo, podem até facilitar o dia a dia do seu negócio, mas é sempre bom lembrar que essa interatividade será ainda melhor quando o seu negócio obter mais clientes e contatos.

Pois acredite, em um ambiente de coworking, há boas possibilidades dos seus “vizinhos de trabalho” serem contatos comerciais ou até futuros clientes.

Além disso, a sua empresa pode ter acesso a diferentes experiências profissionais e melhorar ainda mais o seu desempenho.

7 – Autonomia

Aquela postura tradicional do escritório, em que a equipe está constantemente submetida a determinados horários e tarefas, não é tão intensa em um ambiente de coworking.

Isso, de uma forma geral, proporciona maior eficiência para as pessoas que trabalham em tais condições. Se é importante ter mais liberdade e autonomia para render melhor, o coworking facilita muito essa tarefa.

Conclusão

Um coworking apresenta diversos benefícios para quem está iniciando ou já tem um negócio consolidado. Além de proporcionar mais economia, um ambiente compartilhado oferece melhores condições que facilitam o cotidiano do seu trabalho.

Portanto, seja você um freelancer ou dono de uma startup, procure em sua cidade um local de coworking e veja como ele pode ser vantajoso.


Publicidade