8 maneiras de reduzir custos sem prejudicar a empresa



Vivemos em um momento de crise declarada, no qual empresários de todos os segmentos buscam alternativas para redução de custos a fim de permanecer com seu modelo de negócio ativo.

Afinal, lucro é a diferença entre receitas e despesas e se estamos vivendo uma época onde está difícil aumentar a receita, que tal então, diminuir as despesas?



Foi por isso que elencamos aqui 8 dicas preciosas, extraídas do nosso e-book 44 Dicas para Redução de Custos.

São tópicos com informações que podem ser aplicadas em diferentes setores da empresa, otimizando desde a estrutura física, trato com as pessoas e colaboradores, abordagens com políticas e gestão dos negócios além do manejo com os prestadores de serviços e fornecedores, tudo isso para que você consiga, pouco a pouco economizar um bom dinheiro e consequentemente aumentar seu lucro.

Vamos à redução de custos

Para iniciar é importante ressaltar que você só conseguirá ter economia se prestar atenção também aos pequenos custos.

Os valores pequenos, quando somados fazem uma grande diferença!

Para explicar de maneira mais didática, basta fazer uma conta simples: uma redução de 20 reais em determinado setor, ao longo de um ano resulta em R$ 240 de economia.

Se você conseguir economizar esses mesmos R$20 em cinco áreas diferentes, ao longo de um ano terá economizado 1.200 reais!



Isso diminuindo o gasto em apenas 20 reais! Vale a pena, não é mesmo? Vamos então começar já!

1. Desligue aparelhos ao sair do escritório

Essa dica é conhecida por muitos, mas pouco executada.

Embora a maioria dos monitores entre em hibernação sozinha e desligue a tela, aquela luzinha piscando (em qualquer equipamento) significa consumo de energia.

Em caso de períodos mais longos sem uso, o indicado é que os aparelhos eletrônicos sejam tirados da tomada.

2. Reuniões online

Reduzir e otimizar tempo também é uma forma de poupar dinheiro.

Se você consegue evitar o deslocamento participando de reuniões online, consegue resultados efetivos de maneira econômica, poupando inclusive estresse com transporte e trânsito.

3. Seja mais estratégico com sua papelaria de marketing

Divulgar a empresa é preciso, mas não adianta sair distribuindo flyer, folders e cartões de visitar a torto e a direito.

Você deve conhecer seu público e direcionar os anúncios para quem realmente vai utilizar seu serviço.



4. Repense sua estrutura física

Dependendo o tamanho e a necessidade da sua empresa, você pode encontrar alternativas de estruturação para a mesma, sem perder a qualidade do serviço.

Manter um espaço é um custo alto, em alguns casos é necessário um espaço exclusivo para atender clientes, mas nem sempre é assim.

Por isso, repense sua estrutura física e questione se é possível trabalhar em home-office, ter um espaço num escritório coworking, dividir despesas com alguma outra empresa de ramo complementar, entre outros.

Redução de Custos na Hora Extra

5. Elimine ao máximo as horas extras

Uma equipe bem treinada e bem focada vai produzir mais e melhor, no tempo estipulado de trabalho.

As horas extras são despesas adicionais que você deve eliminar.

Quando a empresa oferece essa possibilidade, o funcionário acaba que direta ou indiretamente contando com esse dinheiro a mais e consequentemente produz menos durante o horário de experiente.

6. Procure planos de telefonia de pessoa física também

Se sua empresa não faz uso de muitas linhas telefônicas, você pode procurar planos como pessoa física.

Em algumas operadoras as vantagens são nítidas. Vale a pena analisar as reais necessidades de uso e as alternativas de planos e promoções.

7. Para qualquer compra faça três orçamentos e negocie com os fornecedores

Essa dica também parece óbvia, mas muitas empresas acabam algumas vezes apenas renovando contratos ou buscando fornecedores indicados.

Fazer pelo menos três orçamentos ajuda você a ter uma noção mais realista dos valores praticados no mercado e isso também aumenta seu poder de barganha e negociação.

8. Cuidado com renovações automáticas

Pagar suas contas automaticamente pode ser uma maneira eficaz de otimizar tempo, agilizar serviços.

Mas, isso não quer dizer que você não deva se preocupar em gerenciar isso.

Muitos contratos e serviços tem renovações automáticas.

Programe-se para fazer uma análise periódica de tempos em tempos para avaliar se você realmente precisa desses serviços e se vai querer continuar com esse gasto ou não.

Comece a se economizar agora mesmo!

Agora que você já sabe essas 8 maneiras de reduzir custos sem que isso traga prejuízos para a empresa, pode começar a colocar em prática o quanto antes!

Se com essas simples dicas você já terá resultado visível na redução de custos da sua empresa, imagine então como vai ser depois que conhecer nosso e-book gratuito: 44 Dicas para Redução de Custos.

Nós estamos sempre dispostos a ajudar empresas a tomar as melhores decisões em relação a seus gastos.

Portanto curta e compartilhe essa mensagem para ajudar mais pessoas também.

Leia mais artigos como esse no blog da 4Blue: