Resenha Crítica de Filme ou Livro – O Que é e Como Fazer?



Resenha crítica

A resenha crítica consiste em um dos itens mais cobrados nas escolas, faculdades e universidades, sendo aplicada principalmente como forma de demonstrar o conhecimento obtido durante a leitura de um livro ou artigo.

Para saber todos os detalhes sobre o que é uma resenha e principalmente como fazê-la, confira nosso artigo.

O Que é Uma Resenha Crítica?


Publicidade

Resenha crítica é um texto bastante objetivo que tem por finalidade apresentar uma análise pessoal sobre determinado livro, artigo ou filme.

Para que a resenha seja válida e considerada, é preciso que ela aponte os tópicos positivos e negativos do material analisado, o que confere ampla credibilidade à análise.

Dessa forma, a resenha crítica pode ser considerada como um texto informativo, essencial no ambiente acadêmico e também muito útil para profissionais que atuam em áreas como jornalismo, literatura, redação etc.

Como Fazer uma Resenha Crítica

Para que uma resenha crítica seja bem feita, é fundamental seguir algumas regras simples. Vejamos quais são.

Conhecer a obra toda

Para fazer uma ótima resenha crítica, o primeiro passo é ler a obra toda. Muitos alunos, na pressa de concluírem a resenha, acabam lendo apenas os trechos mais relevantes ou até mesmo outras resenhas da mesma obra – e isso é um grande erro.

Para que a análise seja legítima e rica em argumentos, é necessário que a obra seja conhecida por completo e a opinião seja totalmente emitida pela pessoa que está fazendo a resenha e não de terceiros.


Publicidade

Nessa etapa, a dica é estabelecer uma meta para conclusão dessa primeira leitura, com um certo número de páginas que devem ser lidas diariamente. O importante é familiarizar-se com a obra, não sendo necessário parar a leitura para fazer anotações.

Considerar as perguntas essenciais a serem respondidas

Resenha crítica

Depois da primeira leitura da obra, é importante ter em mãos uma lista das principais perguntas que deverão ser respondidas no decorrer da resenha crítica. Essas perguntas são:

1 – Qual é o principal assunto abordado no livro, artigo ou filme?

2 – A obra analisada manifesta alguma característica especial que mereça destaque?

3 – De que forma determinado assunto é abordado na obra?

4 – Qual a tese central do autor?


Publicidade

5 – Qual a intenção do autor com relação à obra?

6 – Para qual perfil de leitor a obra analisada é direcionada?

7 – A obra foi desenvolvida de forma agradável e interessante para os leitores?

8 – A obra foi bem organizada?

9 – O livro pode ser útil aos leitores?

10 – Quais as principais conclusões obtidas a partir da leitura dessa obra em comparação com outras similares ou com obras do mesmo autor?

Tendo essas perguntas como ponto de partida, fica mais fácil ir para a próxima etapa da elaboração da resenha.

Fazer uma releitura com anotações

Para elaborar a resenha crítica, depois da leitura completa e listagem das principais perguntas a serem respondidas, é o momento de fazer uma releitura da obra e fazer todas as anotações necessárias em resposta a essas perguntas.

Nessas anotações, também deverão ser registrados os pontos positivos e negativos da obra.

Itens como principais frases usadas pelo autor, demais autores usados como referência para elaboração da obra, linha de raciocínio quanto ao tema etc. são os pilares para a elaboração de uma resenha crítica.

Fazer uma lista com pontos positivos x negativos

Além da lista das principais perguntas a serem respondidas, para facilitar a elaboração da resenha, recomenda-se ter uma lista com os pontos positivos e negativos da obra.

A dica aqui é pegar uma folha, traçar uma linha vertical ao meio e reservar uma coluna para cada um deles. Esse simples cuidado torna mais fácil também uma comparação dos pontos positivos e negativos da obra, deixando-os de fácil visualização.

Considerados esses passos, a elaboração do texto informativo será mais fácil, de acordo com o modelo de resenha adotado pela instituição de ensino.

Durante as anotações, também é importante registrar alguns detalhes básicos da obra como, por exemplo:

  • Nome completo do autor;
  • Ano de publicação;
  • Principais autores apontados como referência etc.

Depois de aprender como fazer uma resenha crítica, fique de olho nos nossos demais conteúdos sobre como se destacar no estudo e na profissão, fazendo com que as notas melhorem e você conquiste importantes resultados.

Imagens: materiaisdoenem.com.br / visual-mo.com


Publicidade