Sobre riscos, negócios, conhecimento e carreira

Se você é um ser humano como eu, também cria diversas expectativas em torno daquilo que está fazendo neste momento para montar a sua nova empresa ou simplesmente adicionar uma nova funcionalidade comercial nela. Criar expectativas é muito comum na cabeça dos empreendedores e como eu estou passando por uma fase de readaptação dos meus negócios neste momento, compartilho abaixo com você como estou fazendo para lidar com a sensação que antecede esses próximos passos e algumas dicas para evitar a frustração quando os resultados dos empreendimentos não se mostram tão positivos como se esperava.

“ASSUMA RISCOS: Se acertar, será mais feliz. Se errar, será mais sábio.”

NEGÓCIOS, CHUTES E APOSTAS
Quando temos uma ideia de negócio e partimos para a sua execução, criamos uma expectativa em torno de um resultado positivo esquivando-se da probabilidade de que perder é mais certo do que ganhar. No entanto, só perde quem tinha algo a perder. Se ao invés de entrar em um negócio com a expectativa de ganhar, entramos com a expectativa de aprender, sempre saímos vencedores. É como apostar na loteria: nós temos o palpite de uns números, fazemos a nossa aposta e pronto. Como a aposta é pequena e a nossa expectativa estava mais voltada para arriscar ou experimentar do que ganhar, não saímos perdendo, dizemos apenas que ainda não foi dessa vez que ganhamos.

NÃO APOSTE TUDO O QUE VOCÊ TEM
Apostar pequeno ou investir pouco é o melhor para arriscarmos com mais tranquilidade nos negócios a que nos propomos. E o tamanho desse investimento está ligado tanto a dimensão de tempo como também a dimensão do dinheiro. Não adianta você fazer algo com quase nenhum custo, mas investindo muito tempo. Da mesma forma, também não deposite todas os seus ovos na mesma cesta. Procure sempre algo onde você possa investir um pouco de tempo e um pouco de dinheiro para que o seu feedback do mercado venha rápido, uma vez que é com esse feedback e o ajuste da sua empresa na dimensão do tempo, que farão dela algo brilhante.

AJA RÁPIDO E APRENDA MAIS RÁPIDO AINDA
Não adianta investir pouco tempo e dinheiro para montar um negócio ou criar uma nova funcionalidade comercial no seu negócio se a sua reação ao feedback do mercado é longa e demorada. Faz praticamente um mês que eu venho apresentando um modelo de negócios de uma nova empresa para diversos clientes em um documento de texto que modifico rapidamente dependendo do feedback que os potenciais clientes me dão. Quando você tem uma ideia nova, o melhor a fazer não é construir um site ou montar um escritório, é sair pra rua para colher feedback do seu público alvo. Escrevendo em um documento de texto ou em uma apresentação estilo Power Point você consegue, antes mesmo de executar o seu plano, saber se ele se adéqua ou não a realidade que você imaginava existir no seu mercado alvo.

EXTRAIA SEMPRE CONHECIMENTO
Esteja pronto para a sua ideia não dar certo como você esperava, mas principalmente esteja aberto para extrair conhecimento dos seus erros. Sem o exame profundo dos seus erros, seus movimentos para a frente serão sempre “mancos”. Não importa se você falhou uma, duas ou mil vezes no passado, o que importa é o que você fará com o conhecimento que absorveu desses erros. Preste muita atenção nisso e economize a sua energia evitando cometer erros que já tenha cometido e erros que alguém já cometeu. Quando eu era mais jovem não prestava atenção aos meus próprios erros e por isso tive que revivê-los outras vezes mais até que recebessem a minha atenção e eu, finalmente, os aprendesse como lição.

Faça negócios, inicie novas empresas, implante novas ideias, mas principalmente aprenda com os seus próprios erros. É o que você pode fazer de melhor pela sua carreira como empreendedor. Não é uma empresa que estamos construindo, é uma carreira.

Sobre Negócio do Zero