Software de call tracking: o que é e como funciona?

O call tracking ocupa cada vez mais espaço no mundo das vendas. Isso porque é muito difícil para as empresas descobrirem quais são as plataformas que geram as ligações e em quais campanhas elas devem concentrar suas estratégias de conteúdo. Essa inovação chegou justamente para suprir essa necessidade: afinal, quando você descobre o caminho do seu cliente, fica mais fácil desenvolver estratégias direcionadas.

Mas o que é o call tracking?

Esse sistema cria variações do seu número de telefone principal para que as plataformas onde você investiu possam ser diferenciadas. Toda vez que um usuário liga para qualquer um destes números, ele é redirecionado para a sua linha principal e o atendimento segue normalmente, ou seja, não existe diferença alguma para o seu cliente.

Vamos entender melhor:

Imagine que você é dono de um e-commerce de cosméticos e quer atrair mais clientes para a sua empresa por meio das plataformas digitais. Você cria um perfil no Facebook, uma página no Instagram, um canal no YouTube e ainda investe em links patrocinados com a ajuda do Google Adwords para garantir um melhor posicionamento em mecanismos de busca.

Assim que você define o orçamento total das suas campanhas de marketing digital, você decide concentrar 50% da sua receita no YouTube porque sabe que é um ótimo canal para atrair clientes que gostam do universo dos cosméticos, 25% no Google Adwords, 10% no Facebook e apenas 15% no Facebook.

O sistema de call tracking criará um telefone secundário diferente para cada uma dessas plataformas. Assim, ao receber uma ligação de uma possível consumidora, você conseguirá rastrear a plataforma onde ela conheceu os seus serviços por meio deste número específico.

A grande vantagem de utilizar esse software de call tracking é que pode ser que você descubra que a sua fonte de clientes não é exatamente a que você imaginava. Suponha que 60% das suas ligações foram originadas pelo Instagram e você investiu apenas 15% do seu orçamento nessa plataforma.

Com essa informação, será possível reestruturar todo o seu planejamento para garantir que os seus esforços são direcionados para os canais que geram mais clientes para a sua empresa.

O mesmo vale para peças de comunicação offline. Se você investiu em anúncios em revistas e na criação de folders promocionais, também é possível criar números secundários para esses materiais e testar a efetividade de uma campanha de comunicação em meios tradicionais.

Além de ajudar a rastrear os passos de um consumidor, o sistema de call tracking permite também que você grave a ligação, armazene dados de usuários que entraram em contato com você, crie mensagens personalizadas para quando perder uma ligação e até mesmo envie mensagens de texto após o atendimento.

Essas vantagens fazem com que o sistema torne-se completo para atender as necessidades da sua empresa. Porém, antes de investir nesta tecnologia, é preciso avaliar se você está pronto para utilizar um software de call tracking de forma eficaz.

Para isso, é preciso contar com um fluxo de atendimento consistente e que atende à todas as dúvidas, sugestões e reclamações dos clientes. Avalie se você tem o tempo disponível para se dedicar ao call tracking sem que a ferramenta fique esquecida após a coleta dos dados e certifique-se de que você está disposto a utilizar as informações para fortificar a sua campanha de marketing digital.

Aliar essa tecnologia ao seu planejamento de comunicação pode fazer toda a diferença na forma como você atrai os seus clientes e converse usuários em leads. Então, se você quer potencializar as suas chances de vender mais produtos ou serviços, não deixe de investir.

Caso você ainda tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre como funcionam os sistemas de call tracking e quais as vantagens para o seu negócio, não hesite em deixar um comentário no espaço abaixo. Estamos aqui para ajudá-lo a fazer com que o seu negócio cresça cada vez mais!

E não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais!

Autor: Daniel Belalian