Uma empresa não precisa de slogan, precisa de lema



Muitas empresas continuam perdidas por aí “brincando” no mundo dos negócios sem se importarem com o que estão gerando de valor para o mundo. Criam missões de cinco linhas, visões de um parágrafo e valores que sequer são cumpridos pelos próprios sócio-fundadores. Segundo eles, uma empresa precisa de um bom slogan para acontecer. Duro engano. Uma empresa precisa de um lema e uma missão bem definidos que faça toda a equipe de colaboradores levantarem-se para fazer acontecer.

Nada há de mais saudável para as equipes que ter uma missão bem clara e precisa e poder seguir um líder guiados por um só lema.

Usando como exemplo o futebol, podemos notar que todos os times que entram em campo com a missão de ganhar, realmente ganham e, se não ganham, esgotam todas as energias durante a batalha dando tudo de si naquilo em que acreditavam. Missões claras como ser o maior fabricante de sacos plásticos do Brasil ou tornar-se o restaurante “Top 5” da Revista Veja até 2009 fazem mais sentido que palavras bonitas que nem os seus próprios criadores conhecem de cor e salteado.

“Existe três tipos de homens: os que nasceram para ler, os que nasceram para escrever e os que nasceram para serem escritos.” – Frase escrita por mim e publicada na revista Você S.A. em maio de 2005.



Se você quer ter sucesso na vida, então se comporte com uma pedra. Torne-se uma pedra. Procure saber exatamente quais os seus limites, qual o seu potencial e para onde você está indo. Qual o ponto final e a missão da sua empresa? Se ficar complicado visualizar a sua empresa ou você mesmo daqui a cinco anos, comprometa-se em uma missão com um tempo menor e siga em frente sem olhar para trás. Não dá mais tempo para continuar preocupando-se consigo mesmo quando centenas ou milhares de pessoas estão esperando pelo seu exemplo para progredirem, para seguirem o seu caminho e se espelharem na imagem sólida que você e a sua empresa transmitem.

Uma empresa definitivamente não precisa de um slogan. Precisa de um lema, de uma missão objetiva, uma visão clara e valores gravados a fogo no coração de um líder apaixonado por servir. Servir. Este é o ponto. Ponto final.



6 Comentários

  1. Acho que esse foi um dos melhores artigos para explicar que uma única pessoa com objetivos bem traçados pode influenciar TODOS a sua volta. Uma empresa pode ser totalemente modificada por um lider bem decidido e com metas claras. Começa dentro de nós e da nossa própria visão empreendedora e acaba contagiando todos.
    Todos de certa forma acabam "atraídos" pelos ideais de uma pessoa com objetivos claros, porque é obviamente mais fácil de se identificarem. Eu sei que minhas mudanças internas tem afetado em primeiro lugar minha família e depois meus amigos. Quem sabe até onde essas minhas mudanças podem afetar? Espero que muito longe.

    Fazemos a diferença

    Ótimo artigo como sempre.

  2. Mas o slogan precisa deixar bem claro essa missão. 😉

    Tem um livro chamado "Words That Work" que ilustra vários casos onde o slogan tem uma grande influência.

    Por exemplo no diHITT ("O site para quem é viciado em notícia") tento oferecer as ferramentas que permitam a participação dos usuários para que o site esteja sempre com coisa nova e interessante e pessoas como eu, viciadas em notícia, possam se sentir "em casa", seguindo o slogan e a meta.

    Minha opinião é que o slogan tem que passar o máximo da missão / idéia do produto / serviço em menos palavras possível.

    Um slogan bom pode não fazer uma empresa crescer, mas um slogan ruim pode atrapalhar o crescimento se não conseguir passar o lema de forma clara.

  3. @Fernando (Mestre Zen): Com certeza. Um líder com uma missão muito clara "provoca" outras pessoas a o seguirem pelo seu exemplo. Obrigado pelo elogio, mais uma vez. 😉
    @Pablo Melo: Com certeza concordo contigo, mas tomando como exemplo o seu site (diHITT) noto que em seu slogan há algo de inspirador, tal qual um lema. O site para quem é viciado em notícia é um exemplo de foco e posicionamento da sua marca e de visão do seu negócio. Fora desse "lema" nada serve. O que posso dizer de alguém que fez acontecer tão felizmente com um site que é puro vício. Parabéns e obrigado pelo comentário.

  4. Vi e vivi em empresas com "slongan" e "lema" devidamente bem claros, em outras onde estes somente ocupavam um espaço na parede e que com o tempo tornavam tão "amarelados" quando a disposição dos colaboradores em dar sequer uma relembrada no que diziam, e em outras empresas que nem faziam idéia do que eles poderiam significar ou trazer de benefícios para a sobrevivência das mesmas e deles próprios. Se não houver dentro das corporações pessoas realmente engajadas em fazer com que todos, antes de tudo, entendam que é ampla e profudamente necessário haver comprometimento, "slangans" e "lemas' pouco podem fazer pela empresa. Sim, presenciei resultados espetaculares com lemas que truxeram resultados muito positivos, porém, antes, delinearam e nortearam, um processo educativo.

    Parabéns, tenho admiração pelo seu conhecimento a respeito.

    • Obrigado José pelo comentário. Um lema é muito mais emoção do que meras palavras. Um lema deve ser sentido e estar em sintonia com todos da corporação. Impor um lema ou fazer com que seus colaboradores decorem um só para passar em um processo ISO alguma coisa não faz sentido algum. Cada vez mais o propósito das empresas deve ser o de servir a outras pessoas e não ganhar dinheiro para favorecer seus umbigos. Forte abraço. Obrigado novamente.

  5. estes lemas sao grandes e ruins rastreem me pelo email pra me dar uma mao quando resolverem ter lemas boms

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