Uma empresa não precisa de slogan, precisa de lema



Muitas empresas continuam perdidas por aí “brincando” no mundo dos negócios sem se importarem com o que estão gerando de valor para o mundo. Criam missões de cinco linhas, visões de um parágrafo e valores que sequer são cumpridos pelos próprios sócio-fundadores. Segundo eles, uma empresa precisa de um bom slogan para acontecer. Duro engano. Uma empresa precisa de um lema e uma missão bem definidos que faça toda a equipe de colaboradores levantarem-se para fazer acontecer.

Nada há de mais saudável para as equipes que ter uma missão bem clara e precisa e poder seguir um líder guiados por um só lema.

Usando como exemplo o futebol, podemos notar que todos os times que entram em campo com a missão de ganhar, realmente ganham e, se não ganham, esgotam todas as energias durante a batalha dando tudo de si naquilo em que acreditavam. Missões claras como ser o maior fabricante de sacos plásticos do Brasil ou tornar-se o restaurante “Top 5” da Revista Veja até 2009 fazem mais sentido que palavras bonitas que nem os seus próprios criadores conhecem de cor e salteado.

“Existe três tipos de homens: os que nasceram para ler, os que nasceram para escrever e os que nasceram para serem escritos.” – Frase escrita por mim e publicada na revista Você S.A. em maio de 2005.


Publicidade

Se você quer ter sucesso na vida, então se comporte com uma pedra. Torne-se uma pedra. Procure saber exatamente quais os seus limites, qual o seu potencial e para onde você está indo. Qual o ponto final e a missão da sua empresa? Se ficar complicado visualizar a sua empresa ou você mesmo daqui a cinco anos, comprometa-se em uma missão com um tempo menor e siga em frente sem olhar para trás. Não dá mais tempo para continuar preocupando-se consigo mesmo quando centenas ou milhares de pessoas estão esperando pelo seu exemplo para progredirem, para seguirem o seu caminho e se espelharem na imagem sólida que você e a sua empresa transmitem.

Uma empresa definitivamente não precisa de um slogan. Precisa de um lema, de uma missão objetiva, uma visão clara e valores gravados a fogo no coração de um líder apaixonado por servir. Servir. Este é o ponto. Ponto final.


Publicidade